You are currently viewing Por que cães treinados para segurança são ótimos para as famílias?

Por que cães treinados para segurança são ótimos para as famílias?

Os investimentos em segurança estão em constante crescimento, seja nas grandes capitais, ou regiões metropolitanas. Além das opções mais conhecidas para combater a insegurança, como alarmes, cercas e sistema de vigilância, estão também os cães treinados para segurança, também conhecido como home protection.  

Esses animais que são adestrados para segurança são a escolha ideal para quem pretende proteger a família, a casa e ao mesmo tempo contar com um companheiro para todas as horas.  

Talvez ao pensar em um cão de guarda, a maioria das pessoas associam a um animal agressivo, que não convive bem em um ambiente familiar, por exemplo. Mas, na verdade, quando vamos para prática não é bem assim.
Diferente do que diz o senso comum, eles podem conviver de forma harmônica e tranquila com crianças, familiares e amigos, desde que sejam bem adestrados e recebam todos os cuidados necessários por profissionais capacitados.

Neste conteúdo, você vai entender melhor as características preparado para segurança familiar, quais são as raças mais comuns e outras curiosidades sobre os animais. Confira!

Características de um cão treinado para segurança familiar

Como comentamos logo no início, é fundamental que um cão seja bem adestrado e receba todos os cuidados necessários. Após passar por esse processo ele estará pronto para viver em um ambiente familiar de forma tranquila e preservando a segurança de todos.

Confira algumas das características desses cães após o treinamento:

  • Equilíbrio emocional com a família, em ambientes públicos e com outros animais de estimação;
  • Proteção no veículo; 
  • Obediência com e sem coleira;
  • Ágil para escalar, pular e atravessar túneis;
  • Treino para que faça as necessidades no comando;
  • Treino para entrar e sair do canil/caixa de transporte.
  • Treino para deitar e permanecer mesmo com distrações;
  • Proteção ao dono contra ameaças;
  • Comando de ataque e comando para parar e retornar.

Veja abaixo no vídeo mais algumas características de um cão adestrado e por que eles além de proteção podem ser grandes companheiros.

Por que o adestramento é tão importante?

Quando o assunto é adestramento de cachorros é super importante lembrar que o objetivo principal do cão não é ser arma. Os animais treinados para segurança são para ajudar na segurança da família, não para fazerem tudo sozinhos. O adestramento de um cachorro é feito especialmente para que o tutor tenha total controle sobre as ações do animal.

No adestramento o cachorro aprende, entre várias coisas, a ter atenção, ser equilibrado e a ter paciência. Além disso, também é ensinado quando latir e o momento de atacar, caso necessário. 

O cachorro não é treinado para morder deliberadamente, mas sim alertar e proteger seu dono de todo e qualquer perigo.

Vale destacar que quando o treinamento é feito de forma errada pode ocasionar problemas para a família, pois quando um cão territorialista, e foi treinado somente para atacar, acaba se transformando em uma ameaça.

Raças mais indicadas de cães para segurança

Pastor Belga Malinois

O Malinois é um cachorro intenso e super ativo. É uma das raças de cães mais escolhidas nas unidades policiais e militares. A raça é sociável, porém, o precisa ser adestrado, o que acontece com facilidade, já que possui muita inteligência e reage bem a ordens.

 A raça Malinois tem origem belga, da região de Malinas, por isso o nome. O belga malinois é uma das quatro variedades da raça de pastor belga.

As instituições de segurança costumam escolher  essa raça porque ela responde de forma rápida aos comandos de voz e é muito ágil na hora de fazer as tarefas. É um animal considerado fácil de adestrar também porque tem bastante foco no treino, aprende rápido, tem um ótimo salto e uma mordida forte, quando necessário. Além disso, depois de estabelecer um vínculo com o tutor, tende ser um companheiro incrível.

Pastor Alemão

Outra raça de cachorro super indicada para cães de guarda com foco em segurança familiar, é o Pastor Alemão. 

Como o nome já sugere, a raça surgiu na Alemanha e foi desenvolvida a partir do fim dos do cruzamento de várias raças de pastores, no final dos anos 1800. Na Segunda Guerra Mundial a raça foi a mais utilizada pelas forças militares. Hoje, eles são um dos cães mais populares nos Estados Unidos. 

A raça é muito conhecida por sua coragem, lealdade e instintos de guarda. O Pastor Alemão é um ótimo cão de guarda e cão policial, cão-guia para pessoas cegas e também ótimo para buscas e salvamentos. Quando adestrado da forma correta pode unir as características necessárias para segurança familiar e atenção de um bom companheiro.

Rottweiler

O Rottweiler é uma raça originada na Alemanha, também muito utilizada para segurança. 

O Rottweiler quando bem adestrado pode ser gentil e muito maleável, e ao mesmo tempo um ótimo cão de guarda. É um animal inteligente, porém que precisa ser adestrado e socializado desde filhote.

É utilizado principalmente pelas forças militares e polícia. Já para segurança familiar não é tão recomendado, em virtude de algumas características de comportamento

De modo geral, tem temperamento forte, dominante, territorialista e desconfiado com pessoas estranhas ao seu convívio, por isso, é super importante criar desde cedo uma boa conexão com o tutor.

Dobermann

A raça foi criada na Alemanha, em 1890 e leva o nome de seu criador Friedrich Louis Dobermann. São ótimos cães de guarda, porém com estranhos, têm um comportamento cauteloso e desconfiado. Mas, quando são treinados e ensinados, podem equilibrar as características. 

Assim como o Rottweiler, o Doberman é uma boa raça para segurança, porém para segurança familiar não está entre as primeiras opções. Isso porque não é um animal de trato fácil como o  Pastor Belga Malinois ou o Alemão. 

Duas curiosidades interessantes sobre a raça Doberman, em 1945, os cachorros dessa raça atuavam como sentinelas e mensageiros na Guerra de Okinawa, no Japão, em 1945. Outra curiosidade é que o Pinscher, o Doberman Pinscher, foi uma das raças que deu origem ao Dobermann, por isso eles têm características físicas parecidas, mas com um porte e temperamento bem diferentes.

Além dessas quatro que foram citadas existem várias outras que também são indicadas para proteção. Sempre mediante a um processo de adestramento adequado.

Como acontece o processo de home protection?

A Soter é uma empresa brasileira, especializada em treinamento e venda de cães Home Protector. O método utilizado pela Soter é liderado pelo cientista em comportamento canino e multicampeão de Mondioring, Marcel Piacentini Abrantes.

Os cães que passam pelo treinamento são entregues aos tutores a partir de 1 ano e 2 meses de idade, quando o cachorro já estiver realizando todos os exercícios necessários com excelência.

Para o novo tutor receber o cão, deve realizar um treinamento para condução de 2 dias no centro da Soter, localizado em Mogi das Cruzes- SP. O curso é baseado nos padrões comprovados fornecidos por nosso treinador Marcel Piacentini Abrantes.

O curso também pode ser realizado na residência do novo tutor com custo adicional. 

Os cães são educados, treinados e estão condicionados ao dia a dia na rua, em parques, no carro e em vias públicas no geral. Todos os animais são socializados e vêm com atestado de saúde, além do certificado Soter.

Quer mais informações sobre treinamento de cães para proteção familiar? Entre em contato com a Soter.

Deixe um comentário