Você está visualizando atualmente Conheça tudo sobre o Pastor Belga Malinois

Conheça tudo sobre o Pastor Belga Malinois

  • Comentários do post:0 Comentário

O Pastor Belga Malinois é uma das quatro variedades da família dos pastores belgas. As outras três são: Groenendael, Tervueren e Laekenois. A raça ganha destaque por ser muito obediente e de fácil adestramento. Por isso, é uma das mais escolhidas nas unidades policiais, militares e ideal para home protection – proteção familiar.

O Pastor Belga Malinois é uma raça para quem busca um cão companheiro, dedicado, carinhoso, que protege o lar e a família. É uma raça que demanda adestramento e um tutor mais experiente. 

Assim como em todas as raças de cães que possuem instintos para guardar, é importante não estimular as características de guarda quando são pequenos e sem um adestramento adequado. Isso porque, quando o cão começa a assumir a sua função de guarda, ele pode reagir de forma inadequada. Afinal, sem o adestramento e os estímulos corretos, o animal segue seus instintos naturais de guarda, que entram podem entrar ação nos momentos errados.

Conheça mais sobre a história do Pastor Belga Malinois.

História do Pastor Belga Malinois

Na Bélgica, os cães pastores trabalhadores são reconhecidos desde a Idade Média. Mas em 1890, um professor da Escola Veterinária da Bélgica registrou variações para os diferentes tipos de pastores belgas.

Esses cães tinham características parecidas e a maior diferenciação entre eles veio a partir do pêlo. O veterinário estabeleceu as características dos cães e identificou as quatro variedades de pastores belgas: Malinois, Groenendael, Tervueren e Laekenois. O Belga Malinois foi o primeiro padrão a ser descrito e foi também a primeira raça a tornar-se popular.

Os Malinois, junto com a variação Groenendael, foram as primeiras variedades a aparecerem nos Estados Unidos no início dos anos 1900. Naquela época o Malinois, Groenendael e Tervuren eram todos da mesma raça e, então, foi formado o Belgian Sheepdog Club of America.

No início dos anos 1950 a raça começou a aparecer no American Kennel Club e em 1959 os Belgas foram separados nas raças reconhecidas hoje.

Características físicas do Malinois

O Pastor Belga Malinois, tem pelagem curta, mas não rente ao corpo. Possui o pelo baixo e macio de cor amarela, alaranjada ou cinzenta com tons de preto no rosto e alguns lugares do corpo como pescoço ou rabo.

O filhote, de modo geral, possui pelo mais escuro, e a cor definitiva aparece aos 18 meses.

Como a maioria dos cães pastores, o Malinois tem perda pelos, porém de forma moderada, especialmente em períodos de mudança de temperatura.

O tamanho pode variar 56 e 66 cm, e o peso entre 28 e 40kg. A expectativa de vida varia de 12 a 14 anos.

Personalidade da raça Malinois

Como comentamos no início, o Malinois é um ótimo cão de guarda, de defesa e proteção, tanto para família, como para instituições como a política e empresas privadas.

A raça tem uma aptidão natural à guarda, é muito destemida, inteligente, fácil de ser adestrada e fiel ao dono. Por isso, é uma das favoritas pelas forças armadas em todo o mundo! Aqui no Brasil, é muito utilizada como cão policial e militar. Também possui ótimo faro e está registrada no Guinness Book como a raça com os melhores cães farejadores de drogas!

Ainda que seja um cão muito ativo, o Malinois é carinhoso e gosta de passeios e viagens. Por ser tão companheiro, carinhoso e muito brincalhão, é um animal que se dá muito bem com crianças. Porém, é sempre importante lembrar que é animal que precisa ser adestrado e também que as crianças precisam ser ensinadas que ele não é um bicho de pelúcia.

De modo geral, o Malinois costuma aceitar outros animais, principalmente quando estão acostumados desde os primeiros meses de vida. Depois disso, a apresentação pode ser feita de forma gradual e com supervisão do tutor.

Saúde do Pastor Belga Malinois

O Malinois costuma ter uma boa saúde, mesmo assim requer cuidados com todos os animais. Como boa parte dos pastores, pode ter problemas associados à displasia coxofemoral, uma doença normalmente genética que resulta no “encaixe errado” da articulação dos quadris. Uma condição que, infelizmente, causa dor, incômodo e até problemas de locomoção.

Além disso, otites e problemas de pele também podem ser frequentes na raça, por isso consultas recorrentes ao veterinário são indicadas, além dos tradicionais cuidados feitos pelos tutores.

Perguntas e respostas rápidas sobre o Pastor Belga Malinois

É possível ter um Pastor Belga Malinois em apartamento?

Sim, porém se for bem exercitado. Ele fica melhor com um quintal pelo menos de tamanho médio. Isso porque precisa de mais de duas horas de exercício diário, treinos e incentivos mentais. São cães muito ativos e não devem ser considerados apenas como animais de estimação, então, é importante que não fiquem sozinhos o dia inteiro.

É necessário escovar o pelo do Malinois?

Sim, as escovações são recomendadas a cada três dias! Mesmo que tenham pelo curto, como a maioria dos pastores, eles podem soltar bastante pelo. No verão, de modo geral, essa queda fica maior, podendo ser encontrados tufos pela casa ou até no corpo do cão..

O Malinois é um cão para competições esportivas?

Sim! A raça Malinois é uma das mais utilizadas no Mondioring, esporte canino que tem se popularizado no Brasil.

Onde fazer o adestramento de Malinois no Brasil?

Quando o assunto é adestramento de cães e treinamento para a proteção familiar – home protection, você pode contar com a Soter. Uma empresa brasileira, especializada em treinamento e venda de cães home protector. O método utilizado pela Soter é liderado pelo cientista em comportamento canino e multicampeão de Mondioring, Marcel Piacentini Abrantes.

Deixe um comentário