Você está visualizando atualmente Conheça as diferenças entre o Pastor Alemão e o Pastor Belga Malinois

Conheça as diferenças entre o Pastor Alemão e o Pastor Belga Malinois

  • Comentários do post:0 Comentário

Podemos afirmar sem medo que a maioria das pessoas conhecem a raça Pastor Alemão. Segundo o AKC, a raça foi a 3ª mais popular nos Estados Unidos em 2020, depois de ocupar o 2º lugar da lista por vários anos consecutivos. Mas nem todo mundo conhece tão bem o Malinois Belga.

As duas raças possuem semelhanças que podem confundir, como a coloração e as características de guarda que existem nos animais. Por mais que sejam parecidas, existem algumas diferenças importantes entre essas duas raças e algumas características bem interessantes.
Confira a seguir algumas curiosidades e as principais diferenças entre o Pastor Alemão e o Belga Malinois.

Cães de guarda por herança

Tanto o Malinois quanto o Pastor Alemão são membros do Grupo de Pastoreio e tem suas  suas origens em cães de pastoreio de gado. Como seus nomes indicam, o Belga Malinois foi desenvolvido na Bélgica e o Pastor Alemão na Alemanha.

O Malinois foi uma das quatro variedades (Malinois, Groenendael, Tervueren e Laekenois) de Pastor Belga em uso no final de 1800. Foi reconhecido pela primeira vez pelo professor Adolphe Reul. Ele caracterizou a variedade da raça como um cão quadrado de tamanho médio com olhos castanhos escuros e orelhas triangulares. Cada um dos quatro tipos de Pastor Belga foi nomeado de acordo com uma área ao redor de Bruxelas onde foi desenvolvido, com os Malinois vindos da região de Malines, receberam esse nome.

Especialistas afirmam que à medida que o estilo de vida agrícola declinou, o Pastor Belga tornou-se favorecido no desenvolvimento do treinamento de cães de guarda e policiais. 

Já em 1908, o AKC Gazette mencionou que dois pastores belgas foram importados para os Estados Unidos para trabalhar como cães policiais na cidade de Nova York. Mas foram importados em 1911, incluindo dois especificamente identificados no livro genealógico do AKC como Malinois. Finalmente, em 1959, o Malinois Belga recebeu o reconhecimento total do AKC como uma raça própria, separada das outras variedades de Pastor Belga.

Também ao final de 1800, o Pastor Alemão foi desenvolvido pelo Capitão Max von Stephanitz. Ele queria criar a raça de cachorro perfeita. Von Stephanitz ficou impressionado com a variedade de cães pastores que viu em toda a Alemanha. Procurando por seu cão ideal de tamanho médio a grande com uma personalidade independente, persistente e obediente, ele encontrou e comprou um cão em uma exposição em 1899. Esse cão se tornou o primeiro Pastor Alemão registrado no recém-criado Pastor Alemão de von Stephanitz. 

Ainda que o objetivo principal e original do Pastor Alemão fosse pastorear ovelhas, a raça logo se tornou popular entre a polícia e os cães militares. O esporte de Schutzhund foi desenvolvido como um teste para escolher animais apropriados para reprodução quando não era possível avaliar os cães pelo seu trabalho tradicional. Em pouco tempo, os pastores alemães se tornaram uma das raças mais conhecidas e populares do mundo.

Diferenças físicas entre o Malinois e o Pastor Alemão

Ambas as raças são semelhantes em altura. Os machos têm entre 55 e 66 cm e as fêmeas entre 40 e 60 cm. Mas a maioria dos Malinois são mais leves que a maioria dos pastores alemães. O macho Malinois pesa entre 25 e 35 kg e a fêmea pesa entre 20 e 25 kg. Em contraste, um pastor alemão macho pode pesar até 45 kg e uma fêmea até 32 kg.

MacKay, ex-vice-presidente e membro há mais de 25 anos do American Belgian Malinois Club, aponta que as orelhas dos Malinois se assemelham mais a um triângulo do que as orelhas do Pastor Alemão. Além disso, o Malinois é uma raça quadrada. Em outras palavras, ao ver de lado, a linha superior, as patas dianteiras e as patas traseiras devem se aproximar de um quadrado.

Por outro lado, o padrão da raça para o Pastor Alemão descreve um cão que é “mais longo que alto, encorpado e apresenta um contorno de curvas suaves em vez de ângulos”.

Traços de personalidade comuns

O Malinois tem muita energia, é inteligente e curioso. Esses cães possuem um desejo intenso de trabalhar, e essa característica geralmente é direcionada ao tutor.

O Belga Malinois é um cão de guarda excepcional e equilibra todas as qualidades necessárias, sendo um cão super protetor e parceiro.

O Pastor Alemão tem uma personalidade amável, com um caráter inteligente, protetor e ativo. Não é uma raça para relaxar, esses cães precisam de muito exercício. Os esportes caninos são uma ótima maneira de exercitar seus corpos e cérebros. Especialistas definem a raça como forte, confiante, independente e geralmente séria.

O histórico de guarda e pastoreio de ambas as raças leva a certos traços de personalidade compartilhados. Por exemplo, ambas as raças são confiantes. Ambos também são leais à sua família, mas podem mostrar alguma indiferença com estranhos.

Para concluir, tanto o Malinois como o Pastor Alemão, são raças alertas e prontas para responder ao adestramento. Não é de admirar que essas duas raças sejam tão escolhidas como cães de guarda e animais de estimação por tantas famílias.

Para segurança familiar qual escolher? Malinois ou Pastor Alemão?

Como vimos até aqui, ambas as raças possuem características de personalidade e algumas físicas muito semelhantes. As duas são indicadas como cães de guarda. Mas é fundamental frisar que independente da raça escolhida o adestramento correto é fundamental. 

Isso porque é necessário que o animal desde filhote passe por treinamentos para formação do seu caráter, desenvolvimento correto de personalidade, aptidão física e sensorial. 

Outro ponto importante é que o adestramento com foco em guarda não é um adestramento comum, que pode ser realizado por todos os profissionais. Quando o foco é segurança familiar – home protection, é importante que o cão seja treinado com técnicas específicas.

Aqui no Brasil existe a Soter, uma empresa pioneira que treina e prepara cães com foco em segurança familiar, utilizando métodos já difundidos em outros países. O objetivo da Soter é  oferecer a segurança de um treinamento com eficiência e qualidade, liderado pelo cientista em comportamento canino e multi-campeão de Mondioring, Marcel Piacentini Abrantes.
Saiba mais sobre a importância de ter um cão treinado da forma correta, confira o vídeo a seguir.

Deixe um comentário